top of page

Sucesso no mundo dos cabelos afros, Amanda Marques analisa setor


Sucesso no mundo dos cabelos afros, Amanda Marques analisa setor

Os cabelos crespos e cacheados são maioria na população brasileira. Segundo o Instituto Beleza Natural e a Universidade de Brasília (UnB) quase 70% dos brasileiros têm essa curvatura de cabelo. Entretanto, o movimento de aceitação e valorização desse tipo de cabelo é recente, mas já reflete no comércio de produtos e serviços há pouco menos de 10 anos.


Atualmente, os cabelos com curvaturas cacheadas se tornaram um verdadeiro nicho de mercado, que movimenta bilhões anualmente. Porém, foi apenas em 2017 que a busca por cabelos cacheados e afros superou a por cabelos lisos, segundo o Google BrandLab. Os dados mostraram um crescimento de 232% na busca por cabelos cacheados e 309% por cabelos afro.


Amanda Marques é empresária do Diva dos Cachos junto com a irmã, Ana Marques. Especialista em cabelos cacheados e afros, ela destaca que esse movimento de aceitação dos cabelos tem relação com as redes sociais, com disseminação de pautas raciais e sociais, bem como refletem um movimento da mídia, que ao sentir as mudanças, passou a promover mais diversidade.


Essas mudanças são uma oportunidade de negócio, que nasce para suprir uma grande demanda por profissionais que saibam cuidar desse tipo de cabelo. No Diva dos Cachos, as clientes têm perfis variados, mas Amanda Marques destaca que é grande o número de crianças que frequentam o local.


“Isso prova uma mudança genuína. Essas crianças são trazidas pelas mães que não sabem cuidar, tratar e ensinar a criança a beleza do cabelo com os quais elas nasceram. Em geral, são mulheres com alisamentos, mas que não querem que as filhas passem pela pressão de alisar o cabelo assim como elas, que fizeram isso porque, na época, a sociedade em que viviam dizia que o cabelo delas não tinha beleza”, pontua.


Neste cenário, os salões ocupam não apenas um lugar de prestação de serviços, mas de disseminação de conhecimento. “Quando minha mãe abriu o salão, havia pouquíssimos salões com essas propostas. Atualmente, existem diversos salões com essa pegada, o que faz com que quem quer abrir um negócio na área tenha que buscar soluções criativas. Assim como precisa desenvolver uma relação de confiança e intimidade com as clientes”, destaca a empresária.

Destaque no segmento


O mercado de cabelos afros e cacheados é responsável pela movimentação de bilhões de reais no Brasil. Entretanto, Amanda Marques ainda enxerga deficiências que precisam ser trabalhadas, como a oferta ainda desproporcional de produtos para cabelos lisos e cacheados. “Por isso o Diva dos Cachos tem produtos próprios voltados para esse público. Ao todo, são nove rótulos diferentes, que variam entre tratamentos profissionais e de uso diário”, explica.


De acordo com a especialista, os cabelos de curvatura cacheada e crespa têm particularidades que pedem produtos específicos, pois são naturalmente mais ressecados, possuem frizz e não se dão bem com substâncias como silicone, petrolato, parabeno e outros conservantes que são comuns na maioria dos shampoos do mercado.


“Eles estragam até mesmo os cabelos lisos, pois provocam um acúmulo de substâncias nos fios, os deixando mais rígidos e ressecados. O universo dos cabelos cacheados é responsável pelo desenvolvimentos de produtos liberados que são livres de parafina , petrolato, silicone insolúvel e outras substâncias, fazendo com que as cacheadas tenham mais facilidade em manter o cabelo macio e hidratado em casa”, diz a CEO do Diva dos Cachos, que aposta em ativos vegetais como base de seus produtos.


Fonte: Istoé

Link: https://istoe.com.br/sucesso-no-mundo-dos-cabelos-afros-amanda-marques-analisa-setor/

Kommentare


bottom of page